- Implantação da NBR ISO 14001
- Implantação do CEFLOR
- Realização de Auditoria Interna
- Manutenção do Sistema da Qualidade
- Diagnóstico do Sistema de Gestão de Qualidade
- Crédito de Carbono e MDL
- Treinamentos
Últimas Notícias
-
01/06/2011 17:53
Consultoria sem aspas
A INNTELECTUS, sempre atenta ao mercado de consultoria em gestão empresarial e membro do IBCO In... Ler mais
-
28/04/2011 17:48
Inntelectus é reconhecida novamente pela WEC
A INNTELECTUS CONSULTORES ASSOCIADOS foi reconhecida novamente pelo Portal WEC como fornecedora de tr... Ler mais
Crédito de Carbono e MDL
O aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE), principalmente pela queima de combustível fóssil e por outros processos em nível industrial, vem provocando aquecimento no sistema climático global. Com isso, surgiu uma preocupação internacional a respeito do aumento do Efeito Estufa.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas (UNFCCC), tratado internacional, veio com a reposta a esta preocupação e seu objetivo é "estabilizar as concentrações de GEE na atmosfera num nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático".
Elaborou-se, ainda, três Mecanismos de Flexibilização para auxiliar tal meta, a saber: Implementação Conjunta (IC), Comércio de Emissões (CE) e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Este último é o único que permite os países com meta de redução de emissão, denominados de Anexo 1, comprar "Certificados de Emissões Reduzidas" - CER (créditos de carbono) de países que não têm esta obrigação (como o Brasil), gerados a partir de projetos que reduzem à emissão de GEE na fonte e/ou a captura de carbono da atmosfera implementada nestes países.
Os projetos potenciais de MDL são aqueles que somente com tais atividades reduziriam as emissões de GEE na fonte, comprovando sua adicionalidade, isto é, na ausência do projeto não haveria a redução de tais gases.
Por exemplo:
- Captura de gás metano de aterro sanitário;
- Co-geração de energia a partir de fontes renováveis;
- Substituição de combustível fóssil para fonte renovável para indústrias cimenteiras;
- Incineração de Hidrofluorcarbonos (HFC).
Rua Monte Alegre, 428, Conj. 114 - CEP: 05014 - 000
Perdizes - São Paulo - SP - Brasil
Fones: + 55 11 3312-8090